O Instituto Monitor é a escola pioneira no Brasil a desenvolver a Educação a Distância (EAD) como modalidade de estudo. Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo em outubro de 1939.
O prédio do então Instituto Radiotécnico Monitor, localizado na Rua Timbiras, acabou tendo um papel fundamental para a região e que faz parte da marca do Monitor: Transformação. Periodicamente, alunos do Instituto Monitor de todos os lugares chegavam ao prédio do Monitor para realizar provas, compartilhar conhecimentos e, também, procurar por peças para seus equipamentos.
Esse movimento passou a ser tão intenso que acabou estimulando o estabelecimento de um comércio crescente de eletroeletrônicos na região, fazendo da Santa Ifigênia um polo conhecido em todo o país. Com o passar dos anos, a ampliação do portfólio de cursos do Monitor levou o grupo a ir muito além de cursos de eletrônica: foi acrescentada toda uma gama de cursos técnicos, profissionalizantes, supletivos e especialização, conduzindo o Monitor a buscar um novo lugar para sua sede, mais adequada a esse crescimento.